quarta-feira, março 30, 2011

censos 2011

De visita ao Reino Unido, acompanhei a polémica que ali se levantou pela atribuição da componente informática dos Censos a uma empresa com um histórico duvidoso em matéria de Direitos Humanos, ligada como tem estado às operações aliadas no Iraque.

Surpreendeu-me esta polémica, e pus-me a imaginar se as autoridades portuguesas também teriam sub-contratado a componente informática. À partida nunca imaginaria que no INE não existissem as competências necessárias e suficientes à criação e manutenção do site dos Censos. Certo é que no sítio dos censos (https://censos2011.ine.pt) toda a "paternidade" pelo sítio é assumida pelo INE (© 2011 - Instituto Nacional de Estatística ), o que se saúda - especialmente num país em que a regra é a auto-desresponsabilização - quando há bronca (vd. caso das presidenciais2011).

Porém, pensando melhor recordo que em centenas de outras instituições do Estado é prática corrente a sub-contratação (outsourcing) de serviços especializados. Tudo "normal", portanto, se de facto o sítio dos Censos tiver mesmo sido sub-contratado. Já a questão da sub-contratação de serviços do expediente normal é que não se compreenderia tão bem... e exemplos disso não falta na administração central e local!

Ora se a estrutura informática dos Censos é concebida, executada e gerida por profissionais, não se compreende que após ter feito a experiência tenha deparado com o seguinte conjunto de deficiências:

«
-preenchi ontem metade do inquérito "censos2011" e cliquei em "guardar" para prosseguir hoje. Esta manhã, após fazer o login foi-me pedido para mudar de password (o que fiz) e a seguir apareceu-me o inquérito todo em branco - por alguma razão (eventualmente por ter mudado de password) a informação foi-se toda...

-Liguei diversas vezes para o número de apoio: ninguém respondeu.

-Nas opções "outro concelho" o concelho actual ainda figura na lista da "drop-down box", o que não devia acontecer.

-Nas perguntas de caracterização profissional de quem está actualmente desempregado, faria falta uma ressalva clarificando que se referem à última profissão exercida;

-O email de confirmação do envio ainda não chegou, 15 minutos depois de selada a resposta (ainda virá?)

»

A corrigir até aos novos Censos de 2021...

Sem comentários: